FLORESTA TUCUJU


"As árvores dominam o tempo, os animais o espaço.."

Francis Hallé

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Projeto Acaí-Araguari 2018 - IEPA/IEF-AP

Projeto de pesquisa: 

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE FRUTO DO AÇAIZEIRO NATIVO DE VÁRZEA DO VALE DO RIO ARAGUARI. Vigência: março/2018 a março/2019.

Chamada 04/2017 FAPEAP Programa de incentivo à pesquisa no vale do Araguari.

Área temática: Estudos que viabilizem o desenvolvimento sustentável para a região voltados a aquicultura e pesca, agricultura, bubalinocultura e extrativismo, visando a produção e comercialização). 

Objetivos
O projeto tem como objetivo identificar áreas potenciais de ocorrência de açaizais nativos (Euterpe oleracea Mart.), visando a sustentabilidade alimentar, econômica, ambiental e social das famílias ribeirinhas do Vale do rio Araguari. Para tanto, serão identificados e quantificados o número de indivíduos de açaizeiro, selecionadas e monitoradas matrizes da espécie e estimada a produção de frutos na área amostrada. Como produto final será elaborado um mapa de ocorrência de açaizais nativos de várzea, estimativa potencial e de produção de fruto de açaizeiro e determinação dos períodos de produção de fruto de açaizeiro (safra e entressafra) no Vale do rio Araguari.

Equipe técnica: 
Dr. João Freitas (IEPA)
MSc. Francisco oliveira (IEPA)
MSc. Erick Silva (IEPA)
MSc. Adriano Castelo (IEF-AP)

Àrea de estudo:












Sumaumeira (Ceiba pentandra) às margens do Rio Araguari, Amapá, Amazônia Oriental, Brasil.


Rio Araguari
Rio Araguari, campanha janeiro de 2019


Por Adriano Castelo